Acupuntura
A Acupuntura é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, desde 1995. Esse reconhecimento mostra à sociedade que a acupuntura é uma terapia científica e deve ser praticada com os devidos cuidados que ela exige.
A inserção de uma agulha de acupuntura estimula terminações nervosas existentes na pele e nos músculos. Esses estímulos geram uma mensagem que segue pelos nervos periféricos até o Sistema Nervoso Central (medula espinhal e cérebro), onde, através da liberação de substâncias químicas específicas, desencadeiam uma série de importantes ações: analgésica, antiinflamatória, relaxante muscular, de controle das emoções, de melhoria da imunidade e outros.
Estudos bem controlados, à luz da metodologia científica, comprovam a abrangente ação da Acupuntura. Esses dados a indicam no tratamento de variadas disfunções orgânicas, quais sejam: neurológicas, psiquiátricas, ginecológicas, pulmonares, ortopédicas, reumatológicas, digestivas, entre outras. Em decorrência dessas evidências a Organização Mundial da Saúde - OMS organizou extensa lista com mais de 300 doenças tratáveis através da acupuntura, que tem sido utilizada como referência em vários países.
Em resumo, todas as doenças ou distúrbios que apresentem sintomas de dor, inflamação, contração muscular, ansiedade, depressão, reações alérgicas e outras, podem ser tratadas pela Acupuntura.